A Depilação a laser é uma técnica de remoção de pelos desde a raiz, com efeito prolongado, podendo ser, em alguns casos, definitiva. O tratamento é indicado tanto para homens, como para mulheres, para remover pelos indesejados no rosto e corpo. Durante o procedimento, os feixes de luz penetram nas camadas da pele, causando a destruição do folículo piloso, ou seja, a luz emitida cauteriza o pelo na raiz, matando o bulbo capilar. Em outras palavras, a energia do laser é atraída pelo pigmento melanina presente na haste do pelo e destroi ou retarda a capacidade de produzir novos fios. O LightSheer é mais comumente usado para depilação a laser, mas também pode ser eficaz para outras doenças de pele, tais como, pseudofoliculite da barba, lesões benignas pigmentadas e micro-vasos da perna.
Depilação a laser: Lightsheer
Depilação a laser: procedimento e sessões
O procedimento deve ser feito por um especialista profissional de saúde em consultórios ou clínicas com ambiente e equipamentos adequados. O número de sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos, do ciclo de crescimentoda cor da pele, além de outros. Várias sessões são necessárias, pois o laser enfraquece o folículo apenas quando o pelo está na fase de crescimento.A duração da sessão depende do tamanho da área a ser tratada podendo um buço durar 10 minutos e uma perna inteira mais de 1 hora.
O tratamento deve ser feito em, no mínimo, seis sessões, com intervalos que variam de 30 a 60 dias, de acordo com o local a ser depilado. Com isso, consegue-se uma redução de90% dos pelos, sendo necessárias sessões de manutenção anuais, de forma que a região tratada continue sem pelos ao longo da vida.
O resultado do tratamento varia de paciente para paciente, pois fatores como a cor da pele, a pigmentação e a espessura do pelo são determinantes. Alterações hormonais podem influenciar, prejudicando o resultado do tratamento ou aumentando a necessidade de sessões. Após cada sessão, a pessoa pode retomar suas atividades diárias, no entanto, sem exposição solar no local tratado.(Fonte: SBD)
Logo após a aplicação do laser ocorre inchaço e vermelhidão que podem durar algumas horas ou poucos dias, esses efeitos, porém, são esperados e sinalizam a eficácia do tratamento, pois representam a destruição do bulbo capilar local.A exposição ao sol no local depilado deve ser evitada e é recomendável a utilização de bloqueador solar de FPS 30 (ou mais), várias vezes ao dia.
Indicação da depilação a laser:
-
Pessoas que apresentem pelos encravados;
-
Hipertricose e hirsutismo (aumento de pelos em locais indesejados, como na região de barba nas mulheres);
-
Desejo de redução de pelos em determinada área.
-
Considerações: pelos grossos e escuros respondem melhor ao tratamento. Evitar o uso de laser na pele bronzeada.
(Fonte: SBD)
Contra-indicações da depilação a laser:
-
Durante a Gravidez;
-
Diabetes e Hipertensão não controladas;
-
Pelos muito claros ou brancos;
-
Epilepsia;
-
Uso de medicamentos fotossensibilizantes, como a isotretinoína, nos últimos seis meses;
-
Vitiligo;
-
Doenças de pele, tais como, a psoríase (ativa);
-
Feridas abertas ou hematomas recentes no local da aplicação;
-
Durante tratamento de câncer.
Agende um horário: (31) 2510-1303.
Leia também: Depilação a laser (Light Sheer): Depilação prolongada para pelos indesejáveis